Bob Dylan faz 80 anos: confira curiosidades sobre o músico americano

0
170

Uma das maiores lendas do blues, folk e rock também gosta de pintar e é pai de seis; reveja fotos da carreira.

Bob Dylan em show especial no Hyde Park, em Londres, no ano de 2019 — Foto: Dave J Hogan/Getty Images for ABA
Bob Dylan em show especial no Hyde Park, em Londres, no ano de 2019 — Foto: Dave J Hogan/Getty Images for ABA

O cantor e compositor Bob Dylan completa 80 anos nesta segunda-feira, 24. Considerado uma das maiores lendas da música internacional, o americano tem vida pessoal e profissional com muitas histórias marcantes. Veja algumas curiosidades sobre o artista.

Bob Dylan se apresentou na 44ª cerimônia do Grammy Awards, que agitou Los Angeles em 2002 — Foto: Frank Micelotta/ImageDirect para Getty Imagens
ob Dylan se apresentou na 44ª cerimônia do Grammy Awards, que agitou Los Angeles em 2002 — Foto: Frank Micelotta/ImageDirect para Getty Imagens

Filho de judeus russos e lituanos, o nome verdadeiro de Bob Dylan é Robert Allen Zimmerman. Ele chegou a ter diferentes nomes artísticos: já assinou como Bob Dillon e Elston Gunn.

Em 1963, ele lançou o disco ‘The Freewheelin’ e usou uma foto pessoal ao lado de sua namorada na época, Suze Rotolo, para demostrar todo seu carinho e amor.

Bob Dylan colocou namorada em capa do disco — Foto: Reprodução
Bob Dylan colocou namorada em capa do disco — Foto: Reprodução

A pintura é uma das paixões do cantor. Em 1968, ele fez questão de desenhar gravura para a capa do disco ‘Music From Big Pink’, trabalho de estreia da The Band.

Bob Dylan adora pintar e fez desenho especial para ilustrar capa de disco 'Music From Big Pink', trabalho de estreia da The Band — Foto: Reprodução
Bob Dylan adora pintar e fez desenho especial para ilustrar capa de disco ‘Music From Big Pink’, trabalho de estreia da The Band — Foto: Reprodução

O cantor Bono Vox, vocalista do U2, é grande admirador, amigo e incentivador da retomada da carreira de Bob Dylan após fracasso do disco Down In The Groove. Os dois ficaram amigos durante turnê europeia em 1984 e a sintonia foi instantânea.

O músico também é roteirista e produtor. Ele chegou a atuar em alguns filmes como ator e participou da edição de longas para o cinema.

O artista foi casado duas vezes e teve seis filhos: Jakob, Desiree Gabrielle, Jesse, Sam, Anna e Maria Dylan. Apenas Jakob, com 51 anos, seguiu os passos do pai na música e é o líder da bem-sucedida banda The Wallflowers.

Em 2004, Bob Dylan foi eleito pela revista americana “Rolling Stone” o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos The Beatles.

Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2016 por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana. Também recebeu Medalha da Liberdade em cerimônia na Casa Branca feita pelo presidente Barack Obama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here